Storieson2Wheels

24_Pueblos Blancos

2024 - Pueblos Blancos
texto por: Nuno Carvalho

Uma voltinha de 2 dias pela província de Málaga - Espanha acompanhado pelo grande Claudio dos "Marafados sobre Rodas". 
Saímos a um domingo pela fresca, bem não foi bem pela fresca que aqui o NC deitou-se tarde e não se conseguiu levantar muito cedo. 
O ponto de encontro como já é habito nas saídas para Espanha foi o posto da Cepsa na A22 depois da saída para Olhão. Depois de reabastecer e já ao bater das 09:30 seguimos viagem em direção a Sevilha sempre por vias rápidas. 
Depois de passarmos Sevilha o GPS do Claudio, que é igual à minha Jane mas está mais domesticado, indicou o caminho predefinido em direção ao desconhecido. Deixamos para trás as vias rápidas e entramos nas estradas secundárias onde as paisagens são mais apreciadas e ritmo de viagem é mais calmo e tranquilo.
O caminho foi-se fazendo, o dia que amanhecera fresco estava agora a despertar e o calor começava a apertar. Após algumas horas em cima da montada o estomago começava-se a queixar e a pedir reforço pelo que por volta das 14:00 entramos numa pequena e pacata vila onde encontramos uma esplanada que nos acolheu e nos serviu umas tapas e umas canhas.

Storieson2Wheels

24_Pueblos Blancos

Seguimos viagem já com a barriga reconfortada, por estradas cada vez mais secundárias, estreitas e cheias de curvas. Pela tarde o calor já estava no auge, batendo o termómetro nos 36º C.
O destino para a pernoita era Juzcar, uma pequena aldeia no meio do parque natural "Sierra de las Nieves" no entanto por volta nas 18:30 numa paragem estratégica perto de Ronda e ainda a 50 km do destino resolvemos encontrar um alojamento para ficar, já não íamos ficar em Juzcar.
Estavamos nós parados em frente a um Hostel / Restaurante quando um motar espanhol nos aborda e nos recomenda que rumassemos a Montejaque, uma pequena aldeia, muito pacifica e tranquila no meio das montanhas. Aceitamos a sugestão e encontramos um Hotel porreiro onde ficamos muito bem alojados mesmo no centro da vila. O Hotel tinha tambem um Restaurante onde nos deliciamos com uma "parrillada de cerdo Ibérico" e umas canhas, no dia seguinte o mesmo restaurante serviu-nos umas "tostadas de jamon" divinais para o pequeno almoço. 
Depois de arrumadas as tralhas seguimos em direção a Juzcar onde iriamos visitar a conhecida aldeia azul, famosa por ter sido palco de um filme dos Smurfs. 
O dia tinha amanhecido quente e já pelas 10:30 não se podia estar ao sol. 

Storieson2Wheels

24_Pueblos Blancos

Seguimos viagem direção Ronda com o objetivo de tirar umas fotos junto a icónica "Puente Nuevo". tanto o Claudio como eu já tinhamos estado em Ronda (ver viagem 21_Espanha) e já tinhamos estado em cima da ponte mas não no sopé. 
Decididos procuramos o caminho que nos levaria junto ao rio e onde poderíamos observar a ponte de baixo para cima. 
Depois de alguns enganos, estradas sem saída e uma consulta às autoridades locais lá conseguimos alcançar o objetivo e tirar umas pics top. 
Abandonamos Ronda em direção a Malaga. Em certo ponto iria ter de deixar o Claudio e voltar para casa no entanto estava cada vez mais longe de Portugal. Acompanhei o Claudio até perto das 14 h quando paramos para almoçar. Apos o almoço pedi à Jane para me indicar o caminho mais rápido para Portugal e segui caminho deixando o Claudio para trás. O Claudio segui viagem pois tinha mais um dia para explorar a zona, eu infelizmente ou felizmente (é sempre difícil perceber se é uma felicidade ser obrigado a voltar porque faço falta ou se é uma infelicidade) tinha compromissos profissionais que me obrigavam a voltar. 
Cheguei a casa ainda a tempo de ver Portugal ganhar por penalties à Eslovénia nos oitavos de final do Euro 2024.
Em resumo foram 1000 km em 2 dias, muito calor, algum cansaço mas sempre um prazer. 

CURIOSIDADES

Em 2011, Júzcar foi escolhida pela Sony Pictures como cenário para a estreia de seu filme The Smurfs. Como parte de uma campanha para promover o filme, a Sony pintou toda a vila na cor azul, utilizando 4.200 litros de tinta. A cidade que antes recebia cerca de 300 turistas por ano, chegou a receber mais de 80 mil visitantes em 2011.
fonte: wikipedia

A Ponte Nova (em castelhano: Puente Nuevo é um dos dois monumentos mais emblemáticos da cidade de Ronda e de alguma forma também da Andaluzia, Espanha. É uma ponte construída no século XVIII, impressionante pela sua altura (98 metros), que cruza Tajo de Ronda, um profundo desfiladeiro por onde corre o rio Guadalevín ao longo de 500 metros.
fonte: wikipedia

© Copyright 2025 storieson2wheels. All Rights Reserved.

AI Website Generator